1192. Mestre Gualdim Pais ordena a Sancho Monis a edificação da torre de Argolim para que sirva de base à fundação da Comenda Templária de Santo Isidoro de Ribamar. Esta Comenda teria os seus limites a norte no rio Safarujo com foz em Santa Susana (hoje S. Lourenço) e a ribeira de Benazer (a actual ribeira d'Ilhas) a sul.
* "... escolheram um lugar saudável para a fundação das casas do Templo a que deram o nome de Chãos de Ulmeiro por já haver ali ruínas de antiga ocupação junto de um vasto bosque de ulemiros e carvalhos de grosso porte. Mestre Sancho ali mandou erguer uma torre e adossar-lhe habitação para os primeiros freires. Depois mandou que se fizesse uma cerca de protecção às casas e mais tarde outra que cercava também toda a mata..."
Na época (século XII) o rio do Safarujo não estava ainda açoreado e era navegável até distância considerável da sua foz onde a antiga muralha de acostagem, certamente de construção romana, deu o nome ao lugar como se depreende pela descrição:
* "... de início a torre se chamou de Argolim e teve este nome por indicação de um velho moleiro, mouro alforriado, que disse ter a sua azenha no lugar a que chamavam Argolim por haver ainda restos de uma muralha muito antiga na margem do rio com pesadas argolas de ferro cravadas que serviriam para prender os navios que subiam o rio até quase uma légoa da foz."
Sem comentários:
Enviar um comentário